Bolinho de Aipim
- 1 kg de aipim descascado e cortado em pedaços
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- Óleo para fritar
- Recheio de sua preferência (carne moída, queijo, frango, camarão, etc.)
- Coloque o aipim em uma panela de pressão, cubra com água e adicione sal a gosto. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até o aipim ficar bem macio. Escorra a água e reserve o aipim.
- Em uma tigela grande, coloque o aipim cozido e amasse com um garfo ou um espremedor, formando um purê. Adicione a manteiga e misture bem. Deixe esfriar um pouco.
- Em uma superfície enfarinhada, pegue uma porção da massa de aipim e abra na palma da mão. Coloque um pouco do recheio escolhido no centro e feche a massa, formando uma bolinha. Repita o processo com o restante da massa e do recheio. Passe os bolinhos pelos ovos batidos e depois pela farinha de trigo, empanando-os bem.
- Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio. Frite os bolinhos aos poucos, virando-os para dourar por igual. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha, para escorrer o excesso de óleo.
- Sirva os bolinhos de aipim ainda quentes, acompanhados dos molhos de sua preferência. Bom apetite!
Bolinho de Aipim
O bolinho de aipim é uma delícia típica da culinária brasileira, que pode ser feito de forma simples e rápida. É uma ótima opção para servir como petisco, entrada ou acompanhamento de pratos principais. Além de saboroso, o bolinho de aipim também é nutritivo, pois contém carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.
Para fazer o bolinho de aipim, você vai precisar de poucos ingredientes, que são facilmente encontrados em qualquer mercado ou feira. O principal deles é o aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira, que é um tubérculo muito versátil e consumido em todo o Brasil. O aipim é cozido e amassado, formando uma massa que serve de base para o bolinho.
O bolinho de aipim tem uma textura macia por dentro e crocante por fora, que agrada a todos os paladares. Você pode rechear o bolinho com o que preferir, como carne moída, queijo, frango, camarão, etc. O bolinho de aipim pode ser frito ou assado, dependendo da sua preferência e da sua dieta. O bolinho de aipim é encontrado em diversas regiões do país, sendo uma receita tradicional da culinária nordestina, mineira e baiana.
Dicas Para Fazer a Receita com Sucesso
Para fazer o bolinho de aipim com sucesso, siga estas dicas:
- Escolha um aipim fresco, firme e sem manchas. Descasque-o bem e corte-o em pedaços pequenos, para facilitar o cozimento.
- Cozinhe o aipim até ele ficar bem macio, mas não deixe ele desmanchar. Escorra bem a água e amasse o aipim ainda quente, para formar uma massa homogênea.
- Escolha um recheio de sua preferência, mas que seja consistente e não solte muito líquido. Você pode temperar o recheio como quiser, mas não exagere no sal, pois a massa já leva sal.
- Modele os bolinhos com as mãos enfarinhadas, para evitar que a massa grude. Faça bolinhos pequenos e bem fechados, para que o recheio não vaze na hora de fritar.
- Frite os bolinhos em óleo quente, mas não muito, para que eles não queimem por fora e fiquem crus por dentro. Frite-os aos poucos, para não baixar a temperatura do óleo. Escorra-os em papel toalha, para remover o excesso de óleo.
- Sirva os bolinhos de aipim ainda quentes, com os molhos de sua preferência. Você também pode congelar os bolinhos já modelados e fritá-los quando quiser.