Arroz Piamontese
- 2 xícaras de chá de arroz branco cozido
- 1 xícara de chá de creme de leite
- 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- 200 g de cogumelos fatiados
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada para decorar
- Em uma panela, derreta uma colher de sopa de manteiga e refogue os cogumelos por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que eles fiquem macios e dourados. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, e reserve.
- Em outra panela, derreta a outra colher de sopa de manteiga e doure o alho picado. Em seguida, acrescente o creme de leite e o queijo parmesão ralado, e misture bem, até formar um creme homogêneo e encorpado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, e reserve.
- Em uma travessa, coloque o arroz branco cozido e espalhe os cogumelos refogados por cima. Depois, cubra tudo com o creme de queijo, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que o creme fique gratinado. Retire do forno, salpique a salsinha picada por cima, e sirva em seguida.
Arroz Piamontese
O arroz piamontese é um prato delicioso e sofisticado, que leva arroz, creme de leite, queijo parmesão e cogumelos. É uma receita de origem italiana, que foi adaptada ao paladar brasileiro. O arroz piamontese é ideal para acompanhar carnes, aves ou peixes, e pode ser servido em ocasiões especiais, como jantares românticos, festas ou reuniões familiares. Além de saboroso, o arroz piamontese também é nutritivo, pois contém carboidratos, proteínas, cálcio e vitaminas.
Neste artigo, você vai aprender como fazer arroz piamontese, uma receita fácil e rápida, que vai surpreender os seus convidados. Você também vai conhecer os ingredientes necessários, o modo de preparo passo a passo, e algumas dicas para deixar o seu arroz piamontese ainda mais cremoso e gostoso.
Dicas Para Fazer a Receita com Sucesso
Para fazer o arroz piamontese com sucesso, você pode seguir algumas dicas simples, que vão deixar a sua receita ainda mais deliciosa e perfeita. Veja algumas dicas abaixo:
- Escolha um arroz de boa qualidade, que não fique empapado ou grudento depois de cozido. Você pode usar o arroz agulhinha, que é o mais comum, ou o arroz arbóreo, que é o usado na receita original italiana.
- Use cogumelos frescos, que tenham uma textura firme e um sabor suave. Você pode usar o cogumelo paris, que é o mais fácil de encontrar, ou o cogumelo shiitake, que tem um sabor mais marcante.
- Use creme de leite fresco, que tem mais gordura e mais sabor do que o creme de leite de caixinha. Você pode bater o creme de leite fresco na batedeira até formar chantilly, e depois misturar com o queijo parmesão ralado, para obter um creme mais aerado e leve.
- Use queijo parmesão ralado na hora, que tem mais aroma e sabor do que o queijo parmesão de saquinho. Você pode usar um ralador fino, para obter um queijo mais delicado, ou um ralador grosso, para obter um queijo mais crocante.
- Não cozinhe o arroz piamontese por muito tempo no forno, pois ele pode ressecar e perder a cremosidade. O ideal é que o creme fique gratinado por cima, mas ainda úmido por dentro.
- Sirva o arroz piamontese bem quente, para que ele não endureça ou fique sem graça. Você pode acompanhar o arroz piamontese com uma carne assada, um frango grelhado, um peixe frito, ou o que você preferir.