Pudim de Mandioca
- Calda:
- ½ xícara (chá) de água fervente (100 militros)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- Pudim:
- 1 lata de leite condensado
- ½ xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 4 gemas
- 4 claras
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de aipim (mandioca) ralado fino
- 100 gramas de coco seco ralado
- Delicadamente, leve o açúcar ao fogo baixo até que ele derreta e adquira um tom dourado e convidativo.
- Em seguida, gradualmente, adicione a água fervente pela borda interna da panela, mexendo constantemente para que o caramelo se dissolva.
- Continue a cozinhar até que a calda adquira uma consistência ligeiramente espessa, permitindo que ela se torne ainda mais tentadora.
- Agora, com cuidado, revista toda a superfície interna de uma forma de cone central de tamanho 24 x 5 cm com a calda caramelizada, garantindo que fique bem distribuída, e reserve-a para mais tarde.
- Com maestria, bata as claras em neve na batedeira até que elas se transformem em nuvens leves e fofas, proporcionando uma textura única ao nosso pudim.
- Adicione as gemas e continue a bater, permitindo que a mistura se torne mais homogênea e prazerosa aos olhos.
- Com suavidade, incorpore delicadamente os demais ingredientes, agregando-os à mistura sem bater, para garantir que o resultado final seja perfeito.
- Com cuidado e precisão, despeje essa deliciosa combinação na forma já caramelizada, permitindo que ela preencha o espaço com uma elegância única.
- Leve ao forno médio preaquecido a 200 °C, em um banho-maria com água quente, para que o pudim seja assado de forma gradual e delicada.
- Aguarde aproximadamente 50 minutos, ou até que ele adquira uma consistência firme e divinamente irresistível.
- Com paciência, espere até que o pudim esteja morno para desenformá-lo, revelando sua beleza interna para o mundo.
- Se preferir, solte sua criatividade e decore-o de acordo com seu desejo, acrescentando um toque especial à apresentação.
- Sirva-o em temperatura ambiente, permitindo que cada pedaço seja apreciado com todo o sabor e textura que ele proporciona, ou, se preferir, sirva-o gelado, revelando uma experiência refrescante e prazerosa.
O Pudim de Mandioca é uma clássica receita brasileira, criada para aproveitar ao máximo as propriedades nutricionais da raiz. Seu sabor único e textura mais encorpada que a do pudim tradicional já nos atraem por muitas décadas.
Pudim de Mandioca é um prato de origem indígena e possui um grande significado na alimentação da região amazônica, especialmente durante a primavera. É conhecida por ser leve, nutritiva e de fácil preparo. Além disso, pode ser servida como sobremesa ou como refeição.
Rica em energia e em minerais, a mandioca também é uma excelente fonte de carboidratos, que a tornam uma das melhores fontes de energia mesmo para o corpo em repouso. Seus benefícios ainda são potencializados quando combinados a outros ingredientes como ovos, açúcar, manteiga, leite ou creme de leite e canela.
Se você está à procura de uma refeição deliciosa, nutritiva e cheia de energia, o Pudim de Mandioca pode ser uma ótima opção para você. Não deixe de conferir nossa receita e descobrir como fazer Pudim de Mandioca em casa!
Qual é a dificuldade de preparar um Pudim de Mandioca?
É relativamente fácil e prático.
Quais ingredientes necessário para fazer o Pudim de Mandioca?
Mandioquinha, leite condensado, ovos, manteiga, leite, açúcar e canela.
Como dura o Pudim de Mandioca?
Aproximadamente 3-4 dias no refrigerador.
Quantas pessoas a receita do Pudim de Mandioca serve?
Aproximadamente 8-10 porções.
É necessário assar o Pudim de Mandioca?
Sim, o Pudim de Mandioca deve ser assado.