Peru Assado na Airfryer
- 1 peru de 1,5g aproximadamente
- Limão para lavar
- Sal, azeite, shoyu a gosto
- Pimenta preta recém moída a gosto
- 4 colheres de sopa de manteiga derretida
- 4 dentes de alho, picados
- 1 colher de chá de tomilho fresco picado
- 1 colher de chá de alecrim fresco picado
- Lave bem o peru com limão e água para tirar o excesso do tempero que vem nele. Seque o peru e tempere de ambos os lados com sal e pimenta.
- Em uma tigela grande, misture o shoyu, a manteiga derretida, o alho, o tomilho e o alecrim. Unte todo o peru com a mistura de manteiga. Faça uns furos no peru e coloque ele nessa mistura e deixe de um dia para outro tampado.
- Transfira o peru para a cesta da airfryer, pincele azeite por ele todo, e deixe cozinhar a 360 graus durante 40 minutos ou até que ele fique muito dourado, virando-o no meio do tempo. Deixe repousar 5 minutos antes de cortar.
- Caso sua fritadeira chegue até a 300 graus, então mantenha ess temperatura, mas o peru vai ficar mais tempo.
- Passando esses 40 minutos. Vire e deixe ficar mais 20 minutos ou até dourar por completo. Quando aporntar, transfira para um prato de servir, organize sua mesa para a ceia de natal e sirva com os acompanhantes de sua preferencia.
Receita de Peru Assado na Airfryer
Você quer praticidade nesse Natal? Então você precisa aprender a fazer peru assado na airfryer.
Além de ser uma receita simples e fácil, você poderá ir preparando os acompanhamentos enquanto a carne é assada.
Por isso, para ajudar você a entender mais sobre como fazer peru assado na Airfryer, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Veja também: Panetone de Nutella.
Benefícios da carne de peru para a saúde
O peru contém menos gordura
O peru, como o resto das carnes brancas, é uma carne magra. Tem uma média de 2,2% de gordura por 100 gramas, dos quais apenas 0,44% são saturadas, enquanto a do frango tem cerca de 9,7%, dos quais 2,63% são ácidos graxos saturados.
Estes números são uma média da gordura que o animal inteiro fornece, mas cada corte do peru contém uma quantidade diferente.
Em um bife de peito sem pele (100 g), a contribuição de gordura é mínima, apenas 0,65 gramas, enquanto uma coxa sem pele do mesmo peso fornece 2,37 gramas. Tal como acontece com o frango, toda a gordura no peru é visível, por isso pode ser facilmente removida.
Tem menos colesterol do que outras carnes
O peru também tem colesterol, mas seu conteúdo é mais baixo em comparação com outras carnes.
Um filé de peito de peru sem pele contém 62 mg de colesterol (72 mg na coxa sem pele), enquanto o frango contém 64 mg pela mesma quantidade (87 mg na coxa sem pele) e a ingestão máxima diária recomendada é de 300 mg.
Um filé de gado contém 103 mg de colesterol por 100 g, e um de porco, 80 mg.
A carne de peru é muito rica em vitaminas e minerais
As principais vitaminas presentes no peru são do grupo B, destacando a niacina ou B3, que ajuda a converter os alimentos que comemos em energia.
Um adulto precisa de 16 mg por dia e 100 gramas de peru já fornecem 13 mg. Também é rico em vitamina B6 (0,46 mg) e B12 (2 μg, metade do requisito de um adulto por dia).
No que diz respeito aos minerais, destacam-se o magnésio (23 mg), o zinco (1,7 mg), o potássio (300 mg), o fósforo (150 mg) e o selênio (28,6 mg).
Espero que você tenha gostado dessa receita de peru assado na Airfryer.
Abraços.