Canjica de Milho Verde Nordestino

Canjica de Milho Verde Nordestino



Canjica de Milho Verde Nordestino
10 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 9 espigas de milho verde nordestino
  • 500ml de leite de coco
  • 500ml de leite integral
  • 500ml de água filtrada
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (200ml) de açúcar
  • 10 cravinhos
  • Canela em pó e em pau a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Primeiramente, retire os grãos das espigas de milho com uma faca. Coloque metade dos grãos no liquidificador com 500ml de leite integral, bata bem até triturar tudo.
  • Após batido, passe por uma peneira coando direto numa tigela e reserve o bagaço para uma nova etapa.
  • Agora bata a outra metade do milho com 500ml de leite de coco, bata bem para triturar tudo, faça o mesmo processo de peneirar para a mesma tigela e reserve o bagaço.
  • Junte todo o bagaço do milho numa tigela grande e adicione 500ml de água filtrada, mexa e deixe por alguns minutos. Objetivo é absorver no líquido qualquer resíduo da polpa do milho que tenha ficado.
  • Peneira novamente na mesma tigela, Agora que você já tem todo o líquido puro sem bagaço de milho. Transfira para uma panela grande.
  • Mantenha em fogo médio, mexendo sempre e acrescente o açúcar, o sal e os cravos. mantenha no fogo até engrossar e desgrudar do fundo da panela.
  • Transfira para um refratário, espalhe bem e polvilhe canela em pó, e coloque a canela em pau para decorar. Deixe esfriar para ganhar mais consistência, assim pode servir em fatias.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita Canjica de Milho Verde Nordestino

Há uma infinidade de sabores a serem descobertos nas diversas regiões do Brasil, e um deles é, sem dúvida, a canjica de milho verde nordestino. Esta delícia é um prato típico que encanta pela simplicidade e pelo sabor marcante, características intrínsecas à culinária nordestina.

Frequentemente encontrada em festas juninas, a canjica de milho verde é uma ótima opção para quem aprecia o sabor adocicado do milho combinado com a cremosidade do leite de coco. No entanto, não se restrinja a apenas uma época do ano para saborear este prato: a canjica de milho verde é perfeita para qualquer ocasião, seja em reuniões familiares, para alegrar uma tarde chuvosa ou mesmo como uma sobremesa após um almoço dominical.

Os ingredientes, encontrados facilmente em qualquer região do país, juntamente com o método de preparo, transformam a canjica de milho verde em uma verdadeira joia da culinária regional. Convido a todos para embarcarem nesta viagem gastronômica pelo Nordeste brasileiro e descobrirem o prazer que esta receita pode proporcionar.

Informações nutricionais

Para uma porção de 85g de canjica de milho verde nordestino, as informações nutricionais são as seguintes:

  • Calorias: 170 Kcal
  • Carboidratos: 28g
  • Proteínas: 1,8gg
  • Gorduras Totais: 5g
  • Gorduras Saturadas: 1,5g
  • Fibra alimentar: 0,9g
  • Sódio: 60mg

Receita que pode te interessar:


Publicidade

Dicas Adicionais:

Assista essa receita em vídeo

Para visualizar um passo a passo prático da preparação da canjica de milho verde nordestino, assista ao seguinte vídeo do YouTube no canal “Malhando Garfo”.

Posso substituir o milho verde por milho em lata ou seco?

Sim, é possível. No entanto, o sabor e a textura podem ser alterados. O milho fresco traz uma doçura e uma textura mais agradáveis à canjica.

Posso fazer a canjica sem leite de coco?

O leite de coco contribui para a cremosidade e o sabor típico da canjica nordestina, mas se preferir, pode omiti-lo. Mas eu prefiro manter o leite de coco

Posso usar adoçante no lugar do açúcar?

Sim, é possível substituir o açúcar por adoçante culinário, mas isso pode alterar o sabor final da canjica.

Posso congelar a canjica?

Sim, a canjica pode ser congelada e consumida posteriormente, porém, a textura pode sofrer alterações ao descongelar.

Posso adicionar outros ingredientes à canjica?

Sim, é comum adicionar ingredientes como amendoim, coco ralado ou leite em pó para enriquecer o sabor da canjica.

 

Dicas para fazer variações da receita

Esta receita é bastante versátil e permite várias modificações. Aqui estão algumas sugestões:

Canjica de milho verde com amendoim: adicione 1 xícara de amendoim torrado e triturado ao final do cozimento.

Canjica de milho verde com coco: acrescente 1 xícara de coco ralado à receita para uma textura adicional e sabor acentuado de coco.

Canjica de milho verde com leite em pó: ao servir, polvilhe leite em pó sobre a canjica para um toque extra de cremosidade.

Curiosidades sobre a receita

A canjica de milho verde nordestino é um prato que carrega muita história e tradição. Aqui estão algumas curiosidades:

A canjica é muito associada às festas juninas, mas na verdade, ela é consumida durante o ano todo na região Nordeste.

No Sudeste e Sul do Brasil, o prato que chamamos de “canjica” é conhecido como “mungunzá” no Nordeste. E o que eles chamam de “canjica”, no Sudeste é o nosso “curau”.

A canjica de milho verde nordestino também pode ser feita com milho seco, no entanto, o processo de preparo é um pouco mais longo, pois o milho precisa ser deixado de molho antes de ser cozido.

Apesar de ser tradicionalmente servida como sobremesa, a canjica também pode ser consumida como um lanche ou café da manhã.

A canjica é uma rica fonte de energia devido à presença do milho, que é rico em carboidratos. Além disso, quando preparada com leite e leite de coco, se torna uma boa fonte de proteínas e gorduras. Isso faz da canjica uma opção bastante nutritiva.

As festas juninas, onde a canjica é muito servida, foram trazidas para o Brasil pelos portugueses e incorporaram elementos da cultura africana e indígena ao longo do tempo. O milho, por exemplo, é um ingrediente indígena que se tornou essencial na celebração.

Cada região do Brasil tem sua maneira preferida de preparar e servir canjica. Enquanto no Nordeste a canjica de milho verde é popular, no Sudeste e Sul é mais comum a canjica feita com milho branco seco, servida com amendoim.

Com isso, a canjica de milho verde nordestino é muito mais do que uma simples receita – é uma forma de conhecer e apreciar a rica e diversificada cultura brasileira, um prato por vez. Então, da próxima vez que você se deparar com espigas de milho verde frescas, por que não tentar preparar esta deliciosa e tradicional receita? Bom apetite!

Fonte nutricional: https://www.myfitnesspal.com/pt/food/calories/casa-da-pamonha-canjica-nordestina-cural-127465370

 




Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany R.
Publicidade

Mais Recentes