Carnes ao Molho Madeira
- 1 kg de carne (filé mignon, alcatra, contrafilé ou lombo de porco) cortada em bifes finos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de vinho madeira
- 2 xícaras (chá) de caldo de carne
- 1 folha de louro
- 1 ramo de tomilho
- Salsinha picada para decorar
- Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Aqueça uma frigideira grande em fogo alto e adicione o óleo. Frite os bifes, aos poucos, até dourarem dos dois lados. Reserve em um prato.
- Na mesma frigideira, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar macia.
- Polvilhe a farinha de trigo e mexa bem, formando uma pasta. Cozinhe por alguns minutos, sem parar de mexer, para tirar o gosto cru da farinha.
- Adicione o vinho madeira e misture, raspando o fundo da frigideira para soltar os pedacinhos de carne. Deixe ferver até reduzir um pouco.
- Junte o caldo de carne, o louro e o tomilho e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar e ficar brilhante.
- Volte os bifes para a frigideira e envolva-os bem pelo molho. Cozinhe por mais alguns minutos, até a carne ficar macia e suculenta.
- Transfira para uma travessa, decore com salsinha picada e sirva em seguida, acompanhado de arroz branco, batata frita ou salada verde.
Carnes ao Molho Madeira
Carnes ao molho madeira é uma receita clássica e sofisticada, que combina o sabor da carne com o aroma e a cor do vinho madeira. É uma ótima opção para ocasiões especiais, como jantares românticos, aniversários ou festas de fim de ano. Além de deliciosa, essa receita também é nutritiva, pois fornece proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
O molho madeira é um tipo de molho escuro, espesso e brilhante, que leva vinho madeira, um vinho fortificado produzido na ilha da Madeira, em Portugal. O vinho madeira tem um sabor adocicado e uma acidez equilibrada, que contrasta com o salgado da carne. O molho madeira também leva manteiga, cebola, farinha de trigo, caldo de carne e temperos, como sal, pimenta, louro e tomilho.
A textura dessa receita é macia e suculenta, pois a carne é cozida lentamente no molho, absorvendo o seu sabor e ficando bem tenra. Você pode usar diferentes tipos de carne para fazer essa receita, como filé mignon, alcatra, contrafilé ou lombo de porco. O importante é cortar a carne em bifes finos e uniformes, para que cozinhem por igual e fiquem bem envolvidos pelo molho.
Dicas Para Fazer a Receita com Sucesso
Para fazer a receita de carnes ao molho madeira com sucesso, siga estas dicas:
- Escolha uma carne de boa qualidade, que seja macia e tenra, como filé mignon, alcatra, contrafilé ou lombo de porco. Evite carnes muito gordurosas ou duras, que podem comprometer o resultado final.
- Corte os bifes em fatias finas e uniformes, para que cozinhem por igual e fiquem bem envolvidos pelo molho. Você pode usar um martelo de carne para amaciar os bifes, se preferir.
- Não frite os bifes em fogo muito alto, pois isso pode queimar a carne e deixá-la seca e dura. Frite em fogo médio-alto, até dourar dos dois lados, mas sem cozinhar demais.
- Use um vinho madeira de boa qualidade, que tenha um sabor adocicado e uma acidez equilibrada. O vinho madeira é um ingrediente essencial para dar o sabor e a cor característicos do molho. Você pode encontrar o vinho madeira em lojas especializadas ou pela internet.
- Não substitua o vinho madeira por outro tipo de vinho, pois isso pode alterar o sabor e a textura do molho. Se você não tiver vinho madeira, você pode usar um vinho do porto ou um vinho marsala, que são vinhos fortificados parecidos com o vinho madeira.
- Não deixe o molho ferver muito, pois isso pode evaporar o álcool e o sabor do vinho. Deixe ferver apenas até reduzir um pouco e engrossar.
- Não coloque sal demais no molho, pois o caldo de carne já é salgado. Prove o molho antes de temperar e ajuste o sal e a pimenta-do-reino a gosto.
- Não cozinhe os bifes no molho por muito tempo, pois isso pode ressecar a carne e deixá-la dura. Cozinhe apenas até a carne ficar macia e suculenta, cerca de 10 a 15 minutos.